O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




sexta-feira, 30 de abril de 2010

ELVIS PRESLEY (O Rei)

O maior cantor de rock de todos os tempos, Elvis Aaron Presley, nasceu em 08 de janeiro de 1935 na cidade de Tupelo, Mississippi; infelizmente, problemas cardíacos, em parte motivados pelo uso excessivo de medicamentos, causaram a sua morte precoce em 16.08.77, na sua mansão em Graceland, Memphis, Tenessee.
Elvis mudou-se, com os pais, para Memphis em 1948, e assinou o seu primeiro contrato profissional em 1955 com a empresa do “Coronel” Tom Parker, que tornar-se-ia o seu grande conselheiro e empresário.
O seu primeiro compacto com “Heartbreak Hotel “ e “I Was the One”, lançado pela RCA em 1956, vendeu 300 mil cópias em três semanas (na época, um número astronômico). No dia seguinte ao lançamento, Elvis e sua banda participam pela primeira vez de um programa de TV, o “Stage Show” da rede CBS. O seu primeiro álbum, lançado em março de 1956, liderou a parada “Billboard” por 10 semanas, e vendeu mais de hum milhão de cópias. Em agosto deste mesmo ano, iniciou a sua também brilhante carreira de ator, com o longa metragem “Love Me Tender”.
E, daí em diante, tornou-se o REI DO ROCK ‘N ROLL, o primeiro cantor branco a ser idolatrado por negros e brancos. O único, até hoje, a reunir quatro estilos musicais (rock, country, gospel e blues) em um só, o inconfundível estilo “Elvis”.
Alguns dados estatísticos: 18 compactos simples no topo da parada “Billboard” por 79 semanas; 150 “discos de ouro/platina”; 31 filmes de longa metragem ; vendas de discos/cd’s ultrapassando a marca de 1,2 bilhão; realização do primeiro show via “satélite” do mundo em 14.01.73.
Indiscutivelmente, a maior “VOZ” popular do Século XX.
(Mesmo sem nunca ter tido aulas de canto, Elvis tinha um domínio tão perfeito da sua voz, que a transformava em um autêntico instrumento) CASS


Nenhum comentário:

Postar um comentário