O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




sábado, 8 de maio de 2010

DION DiMUCCI

Dion Francis Dimucci nasceu em 18.07.39 na cidade de New York, e, ainda jovem, em meados dos anos 50, já mostrava suas qualidades musicais, cantando em pequenos bares do Bronx.
Em 1958, com uma banda formada por amigos de infância – The Belmonts – gravou seu primeiro compacto simples, “I Wonder Why”, que, se não chegou a ser um grande sucesso, colocou-o no mundo do “pop rock”.
Asssim, no ano seguinte, foi convidado a participar do inesquecível “Winter Dance Party” tour com Buddy Holly, Ritchie Valens e o Big Bopper. Só não entrou na fila para viajar naquele malfadado vôo de fevereiro de 1959, que matou Buddy e outras estrelas do “rock”, porque o custo de 36 dólares era muito para o seu bolso.
Ainda em 1959, tornou-se mundialmente conhecido com “Teenager in Love” e “Where or When”. No ano seguinte, desentendeu-se com os outros integrantes da banda e decidiu iniciar uma carreira “solo” de cantor, compositor e guitarrista. Atingiu o ápice entre 1960 e 1963, com os grandes sucessos, “Runaround Sue”, “The Wanderer”, “Ruby Baby” e “Donna the Prima Donna”.
Infelizmente, as “drogas” afetaram negativamente a sua carreira a partir de 1964. Completamente recuperado do vício em 1968, optou por mudar radicalmente seu estilo musical para uma espécie de “country/blues”, com boa aceitação de crítica, mas pouco sucesso comercial.
Seu último álbum “Bronx in Blue”, lançado em janeiro de 2006, foi muito bem recebido pela crítica e indicado ao “Grammy”.
Com certeza, um dos maiores no estilo “doowop rock”. CASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário