O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




domingo, 9 de maio de 2010

CHUBBY CHECKER

Ernest Evans nasceu no dia 03 de outubro de 1941 em Spring Gulley, Carolina do Sul e passou a infância em South Philadelphia, na Pensilvânia. Suas qualidades artísticas já apareciam nos tempos de colégio quando conseguia entreter com muita facilidade, os seus colegas de classe, imitando cantores famosos da época, como Elvis e Fats Domino. Concluido o Colegial, foi trabalhar em vendas no comércio varejista e tornou-se uma figura muito popular porque animava a clientela com piadas e canções populares. Já com o apelido Chubby (Gordinho), com a ajuda de um de seus chefes, conseguiu encaixar-se em um programa popular de televisão apresentado por Dick Clark. Foi neste programa que Ernest adotou o nome artístico de Chubby Checker, por sugestão da esposa do apresentador.
Estourou mundialmente em 1960 com “The Twist”, originalmente escrita e gravada por Hank Ballard em 1959. A música popularizou a dança “Twist”, que agradava pessoas de todas as idades. Chubby sempre se orgulhou de ter sido o primeiro intérprete do pop rock a ser recebido, sem restrições, nos lares do mundo inteiro. Em reuniões familiares todos dançavam o “Twist”: a vóvó, a titia, o papai, o netinho, e até a empregada. Entre 1960 e 1962, foi o artista pop mais querido das “famílias”... o “rei” dos ritmos dançantes. Outras gravações de grande sucesso do “Gordinho” foram: “Limbo Rock”, “Pony Time” e “Let’s Twist Again”. A partir de 1963, com o fim do modismo do “Twist”, Chubby tentou outros estilos musicais, sem sucesso. Atualmente, é dono de restaurante e, esporadicamente, ainda se apresenta em público.
(Em 2008, a revista Billboard concedeu à música “The Twist” o título de “o maior hit da história do pop rock”) CASS


Nenhum comentário:

Postar um comentário