O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




sábado, 8 de maio de 2010

NEIL SEDAKA

Natural de New York (13.03.39), aprendeu a tocar piano aos 08 anos de idade, precoce, começou a compor aos 13.
Atingiu o sucesso mundial primeiramente como compositor com “Stupid Cupid”, gravado em 1958 pela então rainha do rock ‘n roll, Connie Francis.
Logo em seguida, em 1959, tornou-se também mundialmente conhecido como intérprete, com a clássica "Oh! Carol", escrita em homenagem à sua namorada, a também compositora pop, Carole King. Teve diversos sucessos entre 1959 e 1963, destacando-se: "Calendar Girl", "Breaking Up Is Hard To Do" e "Happy Birthday, Sweet Sixteen". Voltou às paradas de sucesso em 1975, com "Laughter in the Rain", grande sucesso mundial.
Como muitos outros artistas pop norte americanos, não conseguiu destacar-se entre 1964 e 1969, devido à conhecida invasão musical britânica.
A partir dos anos 70, abandonou o estilo "teen idol" e passou a conquistar um público mais adulto, o que acontece até hoje.
Neil é autor de mais de 700 músicas, muitas delas gravadas por artistas famosos, de diversos estilos musicais, tais como: Shirley Bassey, Andy Williams, Cher, Petula Clark, Tom Jones, Connie Francis, Elvis Presley, Cliff Richard, Glen Campbell, The Monkees, The Searchers, Neil Diamond, entre outros. CASS




Oh Carol! By The Charlie Santos Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário