O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




segunda-feira, 10 de maio de 2010

CLIFF RICHARD

Cliff Richard é o nome artístico do cidadão britânico, Harry Rodger Webb, nascido em 14 de outubro de 1940 na então colônia do Império Britânico – Índia –. Em 1947, com a independência da Índia, mudou-se para a Inglaterra junto com a família.
Iniciou sua carreira profissional em 1958, como integrante de um conjunto de rock, "The Drifters". Ao descobrirem a existência de um conjunto homônimo nos Estados Unidos, mudaram o nome para “The Shadows”. Mas, o seu primeiro contrato profissional com a gravadora EMI, foi como intérprete solo. Os Shadows continuaram como banda de suporte de Cliff; porém , contratualmente, como entidades independentes.
Cliff obteve grande sucesso já com o seu primeiro compacto simples. Curiosamente, não pelo lado “A” (Schoolboy Crush), mas sim pelo lado “B” (Move It), considerado pelos críticos britânicos, como o primeiro clássico britânico do rock. Em seguida vieram outros grandes sucessos: “Living Doll”, “The Young Ones”, “Lucky Lips”, “Bachelor Boy”, “Summer Holiday”, “The Next Time”, “The Minute You’re Gone”; só para citar alguns.
Entre 1958 e 1963, Cliff Richard, sempre junto com os Shadows, dominou o cenário musical “pop” da Grã Bretanha. Sua fama estendeu-se rapidamente pelo mundo, superando Elvis Presley em alguns países europeus e asiáticos. Inexplicavelmente, só não conseguiu destaque no continente americano.
Cliff também conseguiu grande sucesso como ator de cinema. Foi o campeão de bilheteria do cinema britânico nos anos de 1962 e 1963 com os filmes: “The Young Ones”, “Summer Holiday”, “Wonderful Life” e “Finders Keepers”.
A chegada dos Beatles e do “Mersey Sound”, em 1963, também afetou a carreira de Cliff. Coincidentemente, na mesma época, decidiu converter-se ao Cristianismo. Pensou até em parar a sua carreira de roqueiro para dedicar-se integralmente à sua Fé, como professor, mas foi desaconselhado pelos próprios amigos de Igreja.
A partir dos anos 70, Cliff tornou-se também um grande artista da TV Britânica, apresentando-se em diversos shows. Inclusive, estrelou programas musicais de TV em dueto com a então novata, Olívia Newton-John, com quem chegou a ter um caso amoroso.
Cliff foi sempre considerado o mais bem comportado dos artistas de rock da Grã Bretanha. Nunca aceitou interpretar músicas com “letras” que citassem drogas, álcool e sexo. Como nunca se casou, a imprensa de mexericos britânica, chegou a colocar em dúvida a sua sexualidade.
Em outubro de 1995 recebeu o título de “Sir”. Ou seja, foi o primeiro “rock star” a ser agraciado com este importante título britânico, antes de Paul McCartney (em 1997) e Elton John (em 1998).
Sir Cliff Richard, ainda que raramente, continua apresentando-se no mundo inteiro para o delírio de seus inseparáveis fãs, compostos na maioria por cinquentões e sessentões. Em 2009/10, em comemoração ao 50o aniversário de sua carreira, apresentou-se na Grã-Bretanha e diversos países da Europa e Oceania, sempre acompanhado dos Shadows. Tive a grande felicidade de assistir a uma apresentação de Cliff e os Shadows, no O2 Arena de Londres, em 28.09.09
Fora do mundo do “show biz”, Cliff tornou-se também um cidadão de sucesso no mundo dos negócios. Um de seus mais bem sucedidos empreendimentos é uma empresa de produção de vinhos de alta qualidade, localizada na província do Algarve, em Portugal.
Um dos maiores do “pop rock” de todos os tempos, injustamente, não reconhecido pelos norte americanos. CASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário