O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




sexta-feira, 7 de maio de 2010

CHUCK BERRY

O guitarrista, compositor e cantor, Charles Edward Anderson “Chuck” Berry, nasceu em St. Louis, Missouri, em 1926.
Grande precursor do “rock ‘n roll”, influenciou muitos músicos de sucesso, com seu jeito abusado e agressivo de tocar guitarra. Inclusive os “Beatles”, que gravaram dois de seus grandes sucessos, “Rock ‘n Roll Music” e “Roll Over Beethoven”. “Chuck” foi também o primeiro “letrista” rebelde do “pop rock”.
O seu primeiro grande sucesso aconteceu em 1955, com “Maybellene”. Em seguida vieram outros mais, tais como: “School Days”, “Roll Over Beethoven”, “Rock ‘n Roll Music”, “Sweet Little Sixteen” e “Johnny B. Goode”, só para citar alguns.
Infelizmente, no auge de sua carreira em 1959, foi acusado e condenado pelo crime de corrupção de uma garota menor de idade. Saiu da prisão em 1963, exatamente quando os “Beatles” começavam a dominar o mundo do “pop rock”; mas, ao contrário do que muitos imaginavam, com a gravação de duas de suas músicas pelos quatro cabeludos britânicos, a sua carreira revitalizou-se.
Nos anos 70, Berry excursionou pelo mundo afora, de forma original, carregando somente a sua guitarra Gibson. Não tinha músicos fixos. Contratava-os nos próprios locais das apresentações.
“Johnny B. Goode” de 1958, é “cult” no mundo do “rock ‘n roll”. CASS




JOHNNY B. GOODE (The Charlie Santos Group)

Nenhum comentário:

Postar um comentário