O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




domingo, 9 de maio de 2010

THE VENTURES

É considerada a maior banda instrumental de “surf rock” de todos os tempos, pelos especialistas norte-americanos.
Os amigos Don Wilson e Bob Bogle, guitarristas com forte influência do grande Chet Atkins (o maior guitarrista do Nashville Country da história), iniciaram carreira em 1958, tocando em cervejarias e pequenos clubes noturnos na cidade de Seattle, localizada ao noroeste dos Estados Unidos.
Em 1959, lançaram seu primeiro compacto com vocais, “The Real McCoy” e “Cookies and Coke”, sem grande êxito. Logo em seguida, com Nokie Edwards no baixo e Skip Moore na bateria, gravaram “Walk Don’t Run”, que não interessou a nenhuma gravadora. Decidiram então, com a ajuda financeira da mãe de Don Wilson, montar uma gravadora própria, a “Blue Horizon Records”, para auto promoção e produção.
O sucesso começou quando conseguiram convencer o DJ Pat O’Day, a usar “Walk Don’t Run” na abertura do seu programa jornalístico. Bob Reisdorf, proprietário da Dolton Records, ouviu, gostou, e assinou com os “Ventures”.
Em setembro de 1960, “Walk Don’t Run” alcançou a segunda posição do Billboard Top 100. Outros sucessos viriam a seguir, entre eles estão: “Perfídia”, “Telstar”, “Walk Don’t Run ‘64” e “Hawaii Five-0”.
Os mais de 110 milhões de álbuns vendidos colocam os “Ventures” como a banda instrumental de maior sucesso do século passado. É uma banda, até hoje, muito popular no Japão e no Hawaii, por onde excursionaram com muita freqüência entre 1970 e 2005.
“Walk Don’t Run” dos “Ventures” e “Apache” dos “Shadows”, são considerados os maiores clássicos do pop rock instrumental de todos os tempos. CASS


WALK DON`T RUN by THE CHARLIE SANTOS GROUP







Um comentário:

  1. Os primeiros discos comprados por mim, de minha vida, em vinil, foram dos Ventures, eles são muito bons, sempre foram a melhor banda instrumental, com/de guitarras do mundo, são muito ágeis, possuem uma sonoridade única e, para mim, "Pipeline" é o maior clássico deles!! Parabéns a todos que fazem os Ventures!!

    ResponderExcluir