O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




sábado, 8 de maio de 2010

SAM COOKE

Sam Cooke (22.01.31 – 11.12.64)
Cantor, compositor, e um dos precursores do “soul rock”
Iniciou carreira em 1950, fazendo parte de um conjunto chamado “The Soul Stirrers”, muito popular na comunidade “gospel”.
O sucesso mundial veio a partir de 1957, como intérprete solo e compositor, com: “You Send Me”, “Wonderful World”, “Chain Gang”, “Another Saturday Night”, e outros mais.
Infelizmente, Sam faleceu aos 33 anos de idade, com um tiro disparado pela gerente de um Motel, que comprovou legítima defesa.
“Wonderful World” é “cult” no mundo do “pop rock”. Já foi re-gravada por inúmeros artistas, sendo a versão mais famosa, a da banda britânica “Herman’s Hermits”, grande sucesso mundial em 1965. Em 1985, voltou às paradas de sucesso, ao fazer parte da trilha sonora do grande filme “A Testemunha” de Harrison Ford. CASS

Nenhum comentário:

Postar um comentário