Frankie Valli, (nome artistico de Francis Stephen Castelluccio, nascido a 03 de maio de 1937 em Newark, New Jersey) trabalhou em várias bandas de música “pop” como vocalista principal, entre 1953 e 1961. A sorte de Frankie, dono de um dos mais poderosos falsetes vocais do “pop rock”, começou a mudar quando, no final dos anos 50, conheceu o jovem tecladista-compositor Bob Gaudio. Em 1961, montou "The Four Seasons", com Gaudio nos teclados, Tommy Devito na guitarra e Nick Massi no baixo. Estilo: "doo woop rock"
O estouro mundial aconteceu em 1962 com “Sherry”, o primeiro “million-seller” da banda. Outros “hits” vieram logo a seguir: “Big Girls Don’t Cry” (1962), “Walk Like a Man” (1963), “Rag Doll” (1964), “Let’s Hang On” (1965) e “Can’t Take My Eyes Off You” (1967);
A partir de 1965 os integrantes da banda começaram a mudar constantemente, mas Frankie Valli manteve-se sempre no comando, continuando na ativa até o presente.
Nos primeiros anos da década de 60, “The Four Seasons” junto com “The Beach Boys” foram as bandas vocais norte-americanas mais bem sucedidas do mundo. Inclusive, foram das poucas que suportaram bem a chamada “Invasão Britânica” da música “pop”.
Desde o final do ano de 2005, a peça teatral musical “The Jersey Boys”, que conta a história dos primeiros anos de “Frankie Valli & The Four Seasons” , vem fazendo sucesso na Broadway, New York, e outras capitais mundiais. Tive a grande felicidade de assistir “The Jersey Boys” em Londres, no ano passado. CASS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário