O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




domingo, 16 de maio de 2010

THE FOUR SEASONS

Frankie Valli, (nome artistico de Francis Stephen Castelluccio, nascido a 03 de maio de 1937 em Newark, New Jersey) trabalhou em várias bandas de música “pop” como vocalista principal, entre 1953 e 1961. A sorte de Frankie, dono de um dos mais poderosos falsetes vocais do “pop rock”, começou a mudar quando, no final dos anos 50, conheceu o jovem tecladista-compositor Bob Gaudio. Em 1961, montou "The Four Seasons", com Gaudio nos teclados, Tommy Devito na guitarra e Nick Massi no baixo. Estilo: "doo woop rock"
O estouro mundial aconteceu em 1962 com “Sherry”, o primeiro “million-seller” da banda. Outros “hits” vieram logo a seguir: “Big Girls Don’t Cry” (1962), “Walk Like a Man” (1963), “Rag Doll” (1964), “Let’s Hang On” (1965) e “Can’t Take My Eyes Off You” (1967);
A partir de 1965 os integrantes da banda começaram a mudar constantemente, mas Frankie Valli manteve-se sempre no comando, continuando na ativa até o presente.
Nos primeiros anos da década de 60, “The Four Seasons” junto com “The Beach Boys” foram as bandas vocais norte-americanas mais bem sucedidas do mundo. Inclusive, foram das poucas que suportaram bem a chamada “Invasão Britânica” da música “pop”.
Desde o final do ano de 2005, a peça teatral musical “The Jersey Boys”, que conta a história dos primeiros anos de “Frankie Valli & The Four Seasons” , vem fazendo sucesso na Broadway, New York, e outras capitais mundiais. Tive a grande felicidade de assistir “The Jersey Boys” em Londres, no ano passado. CASS


Nenhum comentário:

Postar um comentário