O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




sexta-feira, 14 de maio de 2010

ROY ORBISON


ROY ORBISON (23.04.36 – 06.12.88)
Natural de Vernon, Texas, ganhou a sua primeira guitarra aos seis anos de idade, e, aos nove, compôs a sua primeira canção, “A Vow of Love”.
Em 1949, formou a sua primeira banda , “The Wink Westerners”, tocando, basicamente, meia dúzia de clássicos de “Country & Western”.
A partir de 1951, depois de ter vencido um concurso de talentos amadores na Kerb Radio de Kermit, Texas, passou a apresentar-se regularmente em programas de rádio.
O seu primeiro compacto simples, com “Ooby Dooby” e “Trying to Get You”, lançado em 1956, se não chegou a ser um sucesso estrondoso, ocupando apenas posições intermediárias no Billboard 100, o mesmo destino de suas duas gravações seguintes; foi importante para a sua fama de bom compositor começar a chegar aos ouvidos dos artistas de “Country” e “Rockabilly”.
Assim, em 1958, compôs “Claudette” que foi o lado “B” do grande “hit” dos “Everly Brothers”, “All I Have To Do Is Dream”.
Roy, atingiu o estrelato do “pop rock” em 1959, com o lançamento de “Only the Lonely”, que ocupou as primeiras posições em “hit parades” de inúmeros países do mundo, da Grã Bretanha até Hong Kong e Japão. Outros grandes sucessos vieram a seguir: “Crying”, “In Dreams”, “Mean Woman Blues”, “It’s Over”, e outros mais.
Em 1963, excursionou com os “Beatles” pela Grã Bretanha, com enorme sucesso. Em certo show, foi obrigado a fazer “bis” por mais de uma dezena de vezes, atrasando a entrada dos então já famosos quatro rapazes de Liverpool, em mais de meia hora.
Juntamente com os “Beach Boys”, foi um dos poucos artistas norte americanos do “pop rock” que suportou firmemente a invasão britânica dos anos 60. Prova disso, é que o seu maior sucesso ocorreu em 1964 com “Oh Pretty Woman”, um dos maiores clássicos do “rock” de todos os tempos.
Roy nunca mais foi o mesmo após o trágico falecimento de sua esposa em um acidente de moto, ocorrido em 1966, e, de dois de seus três filhos em um incêndio, em 1968. Perdeu, quase por completo, sua capacidade de compositor.
Nos anos anos 70 e 80 continuou sendo um sucesso apresentando-se “ao vivo” pelo mundo todo, quase sempre interpretando seus grandes sucessos de ’58 a ’64.
Um dos maiores intérpretes-compositores do "pop rock" de todos os tempos, admirado e idolatrado por colegas de profissão de várias gerações. Começando por Buddy Holly, os Everly Brothers e Elvis Presley; passando por Mick Jagger, John Lennon, George Harrison e os Beach boys; e, continuando com Barry Gibb, Bruce Springsteen e outros mais. CASS

Oh Pretty Woman by The Charlie Santos Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário