O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




sábado, 8 de maio de 2010

RAY CHARLES

RAY CHARLES (23.09.1930 – 10.06.2004)
Eclético, Ray Charles, (cego desde os sete anos de idade devido a um glaucoma), iniciou sua carreira no final dos anos 40 participando de grupos “gospel” e tocando piano; em ’52 assinou com a Atlantic Records e passou a fazer “r & b”; e, em ’55, entrando no embalo do estouro do “rock ‘n roll”, teve seus primeiros grandes sucessos, “I Got a Woman”, “What’d I Say” (ambos gravados depois por Elvis) e `Hit the Road Jack`.
Nasceu aí um novo estilo musical denominado “Soul Music” (uma bela salada musical preparada com “gospel”, “r & b”, “rock” e algumas pitadinhas de “jazz”).
Até o início dos anos ’60, a grande maioria de seus adeptos era formada por amantes de “r & b” e “soul”. Somente em 1962 que Ray Charles tornou-se uma estrela “pop” mundial com o lançamento da grande balada comercial “I Can’t Stop Loving You”.
Nos últimos 30 anos de sua vida e carreira, foi muito mais reverenciado por suas geniais apresentações “ao vivo” do que por suas gravações.
O excelente filme “Ray” (2.004) conta, com uma eficiência muito acima da média das produções do gênero, tanto a sua vida pessoal, como a profissional. Não percam!
Não posso deixar de mencionar que a minha preferida de Ray é “Georgia on my Mind”, obra prima de H. Carmichael e S. Gorrell. CASS


Nenhum comentário:

Postar um comentário