O rock and roll

O rock and roll nasceu no final dos anos 40 quando os negros norte americanos, misturando o gospel com o blues e o country, começaram a apresentar um novo ritmo dançante bem para cima que, aliado a letras simples, caiu imediatamente no gosto popular. O primeiro grande ídolo branco do rock ‘n roll foi Bill Haley, que atingiu o estrelato mundial em 1955 com Rock Around the Clock. A guitarra elétrica, o baixo e a bateria, são instrumentos quase que obrigatórios para se fazer um bom rock.

Estou aqui para falar de alguns dos grandes nomes da primeira fase do rock. De Bill Haley em 1955 até a explosão dos Beatles em 1964.




terça-feira, 27 de abril de 2010

THE PLATTERS

Indiscutivelmente, o mais famoso conjunto vocal dos anos ’50. Um dos raros conjuntos “doo-wop” admitidos no “Rock and Roll Hall of Fame”
O grupo foi formado em Los Angeles em 1953, com Tony Williams, David Lynch, Alex Hodge, Herb Reed e Zola Taylor.
Seu primeiro contrato foi com a Federal Records, onde gravaram sete compactos simples, sem sucesso. Provavelmente, porque a Federal não soube tirar proveito do talento do grupo, engavetando “Only You”, considerada fora do padrão de qualidade da empresa.
A sorte dos “Platters” começou a mudar quando o compositor, arranjador e empresário Buck Ram; grande admirador do tenor Tony Williams, começou a empresaria-los e, ao levar “The Penguins” (um dos conjuntos mais promissores da época) para a Mercury Records, exigiu a também contratação dos “Platters”.
“Only You” foi então re-gravada e lançada no verão de 1955, sendo um sucesso imediato nos Estados Unidos e no mundo. Em seguida, vieram: “The Great Pretender”, “My Prayer”, “Twilight Time”, “Smoke Gets in Your Eyes”, e, outros mais.
Em 1961, Tony Williams decidiu deixar o conjunto para tentar uma carreira solo, (por sinal sem muito sucesso) sendo substituído pelo competente Sonny Turner. E a troca de integrantes persistiu nos anos seguintes, gerando grandes batalhas judiciais pelos direitos de uso do nome “The Platters”
A partir dos meados dos anos 60, as gravações de sucesso começaram a escassear; mas o sucesso continuou com apresentações extraordinárias pelo mundo inteiro.
Incrivelmente, o direito de uso do nome “The Platters” foi concedido a vários indivíduos; ex-integrantes, parentes, ex-empresários e outros mais. Conseqüentemente, existem hoje, vários conjuntos utilizando este mesmo nome. CASS




EU E A MINHA BANDA (The Charlie Santos Group) INTERPRETANDO `THE GREAT PRETENDER`

2 comentários:

  1. MUITO MAIS QUE POP ROCK, O CONJUNTO THE PLATTERS, CANTAVAM O AMOR, COISA QUE INFELIZMENTE ESTÁ MUITO DIFÍCIL NOS DIAS DE HOJE. O AMOR ESTÁ ESFRIANDO, AS PESSOAS NÃO PARECEM TER MAIS CORAÇÃO, AQUELE AMOR DE UM VIVER COM O OUTRO ATÉ A MORTE, ME PARECE NÃO EXISTIR MAIS.

    ANTONIO MARCOS.

    ResponderExcluir